A harmonização orofacial é a mais nova especialidade da odontologia. Sua área de atuação extrapola a boca, pois tem a prerrogativa de integrar todos os tecidos faciais para que se atinja o melhor equilíbrio entre função e estética. Ela conta com procedimentos não invasivos, minimamente invasivos e cirúrgicos, que são capazes de melhorar a condição do sorriso e das estruturas faciais como um todo.
Dentre os principais procedimentos previstos pela Harmonização Orofacial, estão a aplicação de toxina botulínica A (Botox®), preenchedores, fios de estímulo e sustentação, mesoterapia, nanoporação ou microagulhamento, bichectomia entre outros.
A OMS (Organização Mundial da Saúde, subordinada à Organização das Nações Unidas – ONU), define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Portanto, o Cirurgião-Dentista, enquanto profissional da saúde, tem a obrigação de zelar pela saúde completa do seu paciente e sua auto estima, diagnosticando e identificando situações e agindo no que for possível dentro de sua área de atuação definida pelo Conselho Federal de Odontologia. (CFO).