Tratamentos – Periodontia e prevenção

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Na sua fase inicial, chamada de gengivite, afeta apenas o tecido gengival. Quando mais avançada, a periodontite, afeta o tecido ósseo, ´podendo levar a perda do elemento dental. Um em cada dois adultos tem algum grau de doença periodontal.

 

A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar ciente de qualquer um dos sintomas abaixo:

 

  • Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
  • Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

 

As bactérias da placa bacteriana são as causadoras das doenças periodontais. Caso a placa não seja removida adequadamente durante a escovação, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa. A escovação e o uso do fio dental não removem o tártaro (cálculo dental); apenas um dentista poderá fazê-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem).

 

A escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.

 

Entretanto, uma vez que a placa bacteriana calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental), somente um tratamento especializado conseguirá removê-lo e trazer de volta a saúde bucal plena.

 

Além disto, as doenças periodontais podem estar relacionadas a algumas doenças sistêmicas, como diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Fale agora
Olá, em que posso ajudar?
Olá, tudo bem? Caso precise de alguma ajuda estou por aqui.